sexta-feira, 27 de janeiro de 2012



Preparo do Terreno e "Terra Preta".


          - Agora sim, já sabemos os cuidados primordiais a serem tomados com as ferramentas e com o princípio de nossa saúde ao manusear os elementos e também já devemos ter entendido que por mais natural que seja e muito produtivo para a saúde, se mau utilizados e não indicados aos especialistas por falta de conhecimento, podemos acabar ingerindo materiais e proporções erradas.


           "Tomando um chimarrão, a brisa leve ao rosto, e observando uma pequena área de cultivo percebo que o ambiente me proporciona uma sensação de harmonia e sossego, e refletindo sobre o passado, lembro do empenho de um ano depositados ali, dia após dia, meses de programações, e lógico, muito estudo para poder um dia plantar e consumir daquela terra..."


           - Conto partes de fatos que ocorreram durante um ano inteiro, preparando uma pequena área de  terra de 4m², que quando cheguei e vi aquela terra aparentemente seca, porém, quando verifiquei um pouco mais de profundidade, vi que não passava de uma defesa natural da própria natureza de se proteger, pois com os bons tratos que ela recebia anos atrás, e seu abandono de anos que ninguém saberia dizer certamente, ela sugava toda a umidade direto para o fundo, com aquela camada dura, servia de escudo direto para a força do sol, enquanto a umidade armazenada, dava para todas as plantas vivas ali...


... quero agora utilizar deste solo, mas como posso fazer para revitalizar a sua superfície, sem agredir com agrotóxicos e poder plantar pequenas hortaliças sem que sejam agredidas pela defesa das plantas já mais antigas e resistentes ao terreno, que sugariam boa parte de seus nutrientes e provavelmente não deixariam vingar. Então decidi cultivá-lo durante um ano e em um canto dele, cerca de 1m²,utilizar meios para produzir terra preta, no qual uma das melhores maneiras que já vi, e naturais,em uma emissora de televisão,a muito tempo, e com algumas técnicas que estudei durante  um tempo. Agora devo compartilhar com vocês, e seria muito grato se o fizessem com outras pessoas, para que possam refletir e utilizar de pequenas áreas disponíveis, e também, a pureza que é o contato com a natureza, se um dia puderem ler o livro: "Aikido e a Harmonia da Natureza" verão um outro ponto de vista sobre o ciclo devida do ser humano e dos elementos existente no universo. E junto este assunto fará com que provavelmente possamos tratar em uma próxima conversa sobre a "Agricultura Urbana", para aquelas pessoas que vivem em apartamentos ou condomínios e até mesmo áreas isoladas de grandes capacidades de cultivo.




O CULTIVO DA TERRA



     Sobre o ponto de vista de alguns estudiosos é aconselhável tentar absorver o máximo possível de nutrientes e o que o alimento oferecer de especial, suas divisões categóricas das plantas, e suas constituições, irão depender dos tipos de e suas características e exijam adubos específicos, e até exóticos a serem utilizados, que podem até se espantar, mas servem, quando bem utilizados, e logicamente, a tradicional e "coringa" terra preta.
Existem várias formas de se constituir a famosa "Terra Preta",porém amais interessante que vi até hoje, e trabalhosa, era feita pela proporção do tamanho disponível, que você queira fazer, mas vou explicar de 1X1 (1m²).

1º faça uma cova de 1m². (fundura não mais que 30cm) e separe a terra (com pequenos detritos mesmo) - podemos utilizar de uma peneira comum que se encontra em ferragens.
   
2º cubra o fundo da cova com cascas de frutas, legumes, vegetais, fezes e incrementos de cachorro, gato, pássaros e pequenos dejetos orgânicos. (sem adição de sais nos dejetos)
   
3º jogue a terra que tirou de volta, e encha bem de água, até formar um lamaçal.
  
 4º todos os dias durante 30 dias, jogue todos os detritos que conseguiu adquirir ao dia e revire a terra,e águe normalmente, até perceber que o terreno está sempre úmido, aterra praticamente cinzenta,  por estar tudo em decomposição, provavelmente notará sutilmente o aumento de minhocas (principalmente) no lodo. - deve estar ciente, que quando houver fezes o mau cheiro será grande, e não adicionar restos de comidas com sal ou carnes, pois pode atrair ratos, baratas e algum animal da região que se interesse pela carniça.
   5º Após 30 dias, retire em uma caixa, bacia, ou recipiente que você tiver de maneira que seja grande, e de preferência já com algum local apropriado para guardá-los durante as noites, locais secos de preferência, como estufas se tiver, caso contrário, durante o dia deixo exposto ao sol (no olho do sol), sem pegar chuva, durante mais 30 dias fazendo esse processo, e a noite, por causado sereno, recolha-o para um lugar seco e coberto.

   6º em 30 dias ou menos, (depende da exposição e os graus de calor de sua região), já terá uma terra preta, sem odores, e muito nutrida para juntar ao seu solo, ou vasos, floreiras e etc..., o calor e a exposição ao sol, irá secar e evaporar o resto da umidade levando consigo o pouco que impurezas que sobraram, depois se preferir pode peneirar a terra para tirar grandes detritos como pedras e cascas de madeira que podem ter sobrado.

*OBS 1: Se tiver se deparado com o mesmo caso que o meu, e o solo estiver apenas se defendendo, faça este processo da terra preta, e não esqueça de aguá-lo por completo uma vez ao dia, para que aos poucos ele vá se propondo a receber os bons tratos novamente.  - Pode ser besteira, mas funcionou.
*OBS 2: este processo ao ar livre, e depois a exposição ao sol, é feito em locais para venda das terras, no entanto, ao invés da exposição ao sol, é posta junto a uma  urna, em uma altíssima temperatura, no qual seca e faz o processo de evaporação em poucos minutos (e assim é feita a terra preta que você compra).
*OBS 3: se sua localidade for muito úmida, pode deixar até 60 dias se preferir em exposição ao sol, mas o objetivo é secar por completo a terra, até ela ficar bem fofa e pouquíssima umidade.

Existem outras técnicas mais rápidas e simples, a serem feitas, mas o processo com os restos de materiais orgânicos já é feito com antecedência pelo manuseador. 


      Obrigado e um grande abraço fraternal, e lembro-vos de que cultivem estas idéias e as repassem para as pessoas que tiverem a vontade de fazer.




Att Leonardo Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário